Meia centena em Montalegre

O Campeonato Nacional de Ralicross, Kartcross e Super Buggy tem a última prova marcada para o próximo fim-de-semana na pista barrosã.

Inicialmente a prova estava marcada para o primeiro fim-de-semana de Outubro, mas a realização das eleições autárquicas motivou a mudança de data.

Assim, 14 e 15 foram os dias possíveis, com os problemas que acarreta a realização de uma prova, logo após uma sexta-feira 13. A questão não tem a ver com superstições, mas sim com festa da grande, como são habitualmente as sextas 13 em Montalegre e por isso os alojamentos ficam completamente esgotados num raio de dezenas de quilómetros.

Ora, a escassez de quartos explica em grande medida a consequente escassez de pilotos, que com os títulos já atribuídos na maioria das categorias, preferiram terminar o campeonato um pouco mais cedo e, quem sabe, apostar na Taça que se vai realizar cerca de duas semanas mais tarde.

Os títulos em aberto 

Os Super Car ainda não têm campeão, mas o título dificilmente escapará de Joaquim Santos. Pedro Matos está a 32 pontos e ao homem da Bompiso, bastará controlar o andamento do adversário.

 Já na Super Nacional A 1.6, tudo está bem mais complicado. Sérgio Dias está na frente, mas os três primeiros estão separados por 17 pontos e há 43 em jogo. Ora, apesar da vantagem, Sérgio Dias pode ser ultrapassado por Luís Morais e Pedro Tiago.

De realçar a atitude do quarto classificado, Daniel Leal, que prescindiu das duas primeiras pontuações, conquistadas nas provas iniciais do campeonato, em que correu integrado na Super 1600 e dessa forma permitiu que mais pilotos aderissem à categoria e assim viabilizou o aparecimento da Super Nacional A 1.6, como prova autónoma. Em boa hora o desportivismo de um piloto contribuiu para o bem da modalidade.

A prova inicia-se Sábado a partir das 14.00 horas, com treinos e a primeira corrida de qualificação. Domingo a acção regressa à pista, prevê-se, pelas 09.00 horas e as finais serão realizadas a partir das 14.00. O Clube Automóvel de Vila Real é responsável pela organização.