As decisões do Ralicross em Sever do Vouga

A Super 1600 e a Divisão 2 dos Super Car, só vão ficar decididas em Sever do Vouga. Os segundos lugares de todas as categorias estão em aberto até à última bandeirada xadrez.

A Pista do Alto do Roçário, em Talhadas, Sever do Vouga, recebe a última prova do Campeonato Nacional de Ralicross e Kartcross no próximo fim-de-semana, com o Vouga Sport Clube a organizar a prova de todas as decisões, em que 68 concorrentes vão dizer "presente".

Super 1600

São cinco os concorrentes que lutam pelo título maior nos Super 1600. Hélder Ribeiro (Citroen C2 S1600) é que parte com mais pontos, 192, para esta prova e a conquista do campeonato depende fundamentalmente do desempenho do piloto do Citroen C2. Recorde-se que nestas contas há que retirar uma pontuação, que nesta caso é de 28 pontos.

No entanto, o seu mais directo adversário, Bruno Gonçalves (Citroen Saxo S1600), está apenas a onze pontos e qualquer deslize vai contar, para o bem e para o mal; realce-se que neste caso serão 25 os pontos a descontar. Ricardo Soares (Citroen Saxo S1600) integra também este lote, neste momento está a 19 pontos do líder e, nesta altura deitará fora os 23 pontos da sua pior classificação e as coisas ficam mais equilibradas… para todos.

Numa altura em que há 42 pontos em jogo, os estreantes da categoria têm uma palavra a dizer e Joaquim Machado (Peugeot 206 S1600) é quem está mais próximo do Campeonato, é quarto, com menos 26 pontos do que Hélder Ribeiro e deitará fora 24 pontos. João Ribeiro é de entre os “campeonáveis” quem está mais longe, a 29 pontos, mas o alto de forma que provou ter neste final de época, pode contribuir para baralhar tudo ainda mais e ainstpo junta-se ainda o facto de apenas descartar dez pontos.

Note-se que Ricardo Soares e Joaquim Machado foram desclassificados, numa decisão polémica em Sever do Vouga 1, pelo que as pontuações conseguidas nesta prova não podem ser descartadas, de acordo com o regulamento.

Super Car

Com Joaquim Santos (Ford Focus) já virtual campeão, todas as tenção se centrar na luta entre Daniel Costa (Citroen Saxo Bi-motor) e Ademar Pereira (BMW 325 Ix), que estão empatados na liderança da Divisão 2, com 163 pontos. Assim, após seis provas, há que ir à “negra” para definir quem vai ser o melhor de 2016.

Mas as novidades não se ficam por aqui. Joaquim Santos vai alinhar em Sever com o “velhinho” Opel Astra, passabo o volante do Ford Focus a ser controlado pelo seu genro Mário Teixeira.

A Lista tem oito inscritos, sendo ainda de realçar a estreia de Luís Moreira, com um Toyota Corolla 4WD.

Nas restantes categorias, Kartcross incluído, os títulos estão já virtualmente definidos, mas tudo está em aberto para os vice-campeonatos, pelo que se esperam corridas extraordinárias para o próximo fim-de-semana.