Campeonato Nacional de Ralicross e Kartcross está à porta!

É já a 1 e 2 de Abril que o Campeonato Nacional de Ralicross, Kartcross e Super Buggy tem a primeira prova em Lousada.

É de tradição que a abertura oficial da época aconteça no circuito da Costilha, pela mão do Clube Automóvel e Lousada, e em 2017 essa mesma tradição ainda é o que era. Com inscrições ainda abertas, é de prever uma lista de inscritos de luxo, como convém em cada nova época, com novidades previstas em todas as categorias

Época nova, pilotos novos e carros novos. Vai ser assim em Lousada, com uma lista de inscritos com sete dezenas de pilotos, sendo cerca de um terço, participantes do Campeonato Nacional de Kartcross, em que Pedro Rosário defende mais um título.

Os Super Buggy este ano passam a Campeonato Nacional, depois de uma proposta dos pilotos. Ludgero Santos, vencedor do Troféu em 2016, lutará este ano pelo título de Campeão.

Entre as novidades saliente-se a passagem do bi-campeão nacional da Super Iniciação, Santinho Mendes, para a Super Nacional, onde estreia um Opel Astra.

Na Super Iniciação Rodrigo Correia, que trás no currículo algumas épocas de karting, alinha com o antigo Peugeot 205 de Santinho. Nuno Ralha será um dos novos valores captados pela categoria mais jovem do automobilismo nacional. Andréia Sousa regressa à actividade na Iniciação e juntam-se-lhe, Francisco Silva, Pedro Domingues e Rafael Rocha.

Nas restantes categorias realce-se a grande adesão na Super Nacional, que reúne duas dezenas de pilotos e Celmo Guicho, o Campeão de 2016, já confirmou a presença. Pedro Matos e Ana Matos regressam aos Super Car e a Super 1600 apresenta, mais uma vez, um plantel de luxo, com quase todos os favoritos do ano passado a dizerem sim à época que está prestes a arrancar.

Recorde-se que em 2016, a Super 1600 teve um campeonato disputado até ao defeso, com as contas a terem que ser feitas e refeitas, tendo Bruno Gonçalves conquistado o título.

Regulamentos

O regulamento técnico mantém-se inalterado face à época transacta, o que é do agrado geral, pois assim é possível prever com maior fiabilidade o orçamento para época e preparar a participação com maiores certezas.

No regulamento desportivo já vimos que os Super Buggys passaram a Campeonato, mas as alterações não se ficam por aqui.

As corridas de qualificação voltam a ser três e não quatro, como em 2016, e as cronometragens vão passar a ser feitas com “transponder”, a exemplo do que já acontece com a maioria das disciplinas de desporto motorizado.